Sejam em grandes ou pequenas empresas, é preciso estar atento e proteger o patrimônio da instituição. Com a rotatividade de funcionários e clientes, os bens e recursos de uma organização precisam ser mantidos em segurança. Aqui, você aprenderá como tomar medidas preventivas para garantir a segurança patrimonial do seu negócio. Vamos lá?
1. Controle de acesso
Treinamento de funcionários da portaria
O cuidado total com a vigilância da empresa, deve ser orientado para funcionários tanto da portaria quanto da recepção. Qualquer pessoa fora do quadro de colaboradores, que chegar no ambiente, deve ser identificada por formulários, ou comunicados de superiores. O recebimento de encomendas como documentos, marmitas ou qualquer outro serviço esperado por um funcionário, também devem ser permitidos com as devidas identificações fornecidas.
Controle de chaves da portaria
Para um maior controle e bom funcionamento do acesso às chaves das salas, os claviculários são perfeitos para facilitar esse trabalho. São pequenos armários feitos em aço, exclusivo para chaves, com separação numérica de chaveiros, permitindo maior organização e protegendo-as do acesso de pessoal não autorizado.
Compartilhamento de chaves das salas
Toda empresa possui um funcionário que, tipicamente, é o portador das chaves, o primeiro a chegar e organizar o ambiente, ligando luzes e ar-condicionado. Porém, imprevistos acontecem, podendo deixar toda a sua equipe à mercê de uma chave-reserva. Para facilitar o compartilhamento de chaves e manter a segurança no escritório ou negócio, o mini cofre para chaves é uma boa alternativa. Com ele você poderá controlar o acesso de funcionários sem complicação, evitando transtornos, como, por exemplo, de um funcionário que esqueceu as chaves da empresa em casa. Entre os benefícios do mini cofre para chaves estão:
- Importante item de conveniência no seu escritório, compartilhando as chaves entre funcionários através do acesso com uma senha;
- Pode ser destinado para deixar chaves extras, em caso de perda;
- Dispensa a utilização de cópias de chaves.
2. Segurança no armazenamento de documentos e dinheiro
Proteger o dinheiro do caixa administrativo
O fundo fixo da empresa ou, caixinha como é conhecido, é a quantidade de “dinheiro vivo” na instituição, utilizada para pagar suas despesas diárias. É o dinheiro usado para pagar transportes de funcionários, lanches para a equipe, algumas pequenas compras de necessidade imediata, e outros gastos.
Para o controle dessas entradas e saídas, o cofre é uma ótima solução. O funcionário responsável terá acesso à chave ou ao segredo do cofre, evitando assim a circulação dos valores pela empresa.
Guardar o malote empresarial
O malote empresarial é uma logística usada, por empresas, para envios de documentos e produtos entre filiais e seus clientes. Essa coleta e entrega de materiais, insumos, documentos ou, dinheiro, demanda total atenção. Através de um cofre, os depósitos de malotes podem ser transportados e controlados com segurança.
Armazenamento de documentos
Para uma empresa, não é somente dinheiro que precisa de segurança. Alguns documentos importantes não podem ser simplesmente deixados em qualquer gaveta. Além de dinheiro e objetos de valor, alguns modelos de cofres oferecem muita segurança para armazenar documentos corporativos. Além da segurança, a guarda de documentos importantes em cofres evita perca e alguns modelos até protegem de incêndios.
3. Iluminação corporativa
Evite pontos cegos com um projeto de iluminação eficiente
A iluminação corporativa deve ter atenção especial, em locais como estacionamento e portaria. As lâmpadas do estilo LED são ideais para a iluminação de empresas, pois além de serem mais econômicas, também causam maior sensação de segurança, devido a sua alta capacidade de iluminação. Sensores de presença, que acendem a luz quando alguém passa pelo local, também são ótimas alternativas, e oferecem mais segurança para profissionais que estão transitando pelo local quando já não há luz natural.
4. Invista em equipamentos de segurança no local
Segurança para saídas de emergência
Alguns equipamentos de segurança no local, como saídas de emergência e extintores de incêndio devem estar dispostos nas empresas de forma estratégica, para facilitar possíveis ações emergenciais.
Além desses equipamentos de segurança, de materiais de primeiros socorros, devem estar em fácil alcance também, alarmes de segurança, contatos de serviços da polícia, bombeiros e hospitais.
Rede de câmeras de vigilância
A instalação de câmeras de vigilância é uma das medidas mais eficientes de segurança patrimonial em empresas. O ideal é posicionar as câmeras nos pontos de maior vulnerabilidade da empresa, para ajudar a identificar ameaças. As câmeras de segurança também são eficientes no rastreamento de indivíduos, à medida que se aproximam, entram e / ou saem das instalações. Além disso, ajudam e complementam as ações das autoridades com a identificação de perdas ou fraudes no local.
5. Proteção de recursos intelectuais
Soluções de computação em nuvem
Já imaginou perder recursos intelectuais da empresa, como informações, bancos de dados e arquivos, por que uma máquina foi danificada ou alguém não autorizado excluiu os documentos?
Por isso, a computação em nuvem é uma grande vantagem para preservar o histórico de arquivos e documentos importantes da empresa. Através deste serviço de armazenamento em nuvem, todas as informações ficam salvas e acessíveis, portanto, para isso, um bom gerenciamento de senhas e, principalmente, protegendo até mesmo da invasão de hackers.
O objetivo da segurança patrimonial é proteger todos os bens de interesse da organização, como recursos financeiros, patrimônio físico e patrimônio intelectual. Com essas dicas você estará pronto para prevenir perdas patrimoniais que podem prejudicar ou impedir a sua empresa de prosperar. Para que a organização tenha segurança, é preciso também a colaboração de cada profissional, mantendo sempre a atenção aos detalhes que ajudam na prevenção.
Se interessou pelo conteúdo e quer investir em mais segurança ao seu patrimônio? Conheça as soluções da Casa do Cofre e tenha mais proteção ao seu negócio.