Cuidar da segurança da nossa casa e família garante maior qualidade de vida, o fortalecimento do convívio familiar e a proteção dos bens conquistados com muito esforço. Se levarmos em consideração que os arrombamentos residenciais acontecem de maneira rápida, quanto mais o assaltante tiver que se esforçar para alcançar seu objetivo, menor será a chance de você fazer parte das estatísticas de assaltos e sequestros.
Existem várias tecnologias que contribuem com um lar mais seguro, e que devem ser aliadas à comportamentos mais cautelosos por toda a família. Alguns hábitos são fundamentais para garantir a segurança residencial, como sempre trancar portas e janelas. Pode parecer óbvio, no entanto, é fato: uma porta trancada se torna um obstáculo a uma possível invasão. E essa atitude não vale apenas para a área da frente, pois portas e janelas localizadas em todo o entorno devem estar fechadas de forma segura. Caso tenha se mudado recentemente, trocar todas as fechaduras da casa impede que uma cópia antiga esteja em mãos erradas.
Quais são as boas práticas de segurança?
Deixar eletrodomésticos a mostra não é uma boa prática de segurança. Como as invasões de casas acontecem de maneira planejada, se você comprou um objeto de alto valor, procure descartar a embalagem de forma discreta. Afinal, isso pode ser crucial na escolha dos invasores.
O portão escolhido também determina a privacidade e a segurança da sua família. Para possibilitar a preservação dos bens materiais e o bem-estar dos entes queridos, modelos fechados costumam ser os mais utilizados. Os tipos vazados facilitam que pessoas mal-intencionadas observem o que acontece no interior da casa. Em contrapartida, permitem que a vizinhança perceba que está acontecendo uma invasão e possa chamar ajuda. Independentemente da opção, o fundamental é decidir por portões que não possibilitem o encaixe dos pés. Isso evita que ele possa ser escalado com facilidade por qualquer um.
Dentro da casa, um cofre é o melhor lugar para guardar objetos valiosos e importantes. Nele você pode guardar documentos, jóias de família, quantias de dinheiro e outros itens de valor material ou sentimental. Hoje em dia você encontra diversos modelos de cofres no mercado. A maioria dos roubos ou furtos em residências inicia pelo arrombamento das portas comuns. Um forte empurrão ou um chute qualquer podem derrubar a porta da sua residência. Portanto, pesquise sobre as portas blindadas com o melhor custo-benefício do mercado.
A instalação de câmeras e sistemas de segurança em casa é um modo de manter a família e seu patrimônio protegido contra furtos e arrombamentos. Muitas vezes, alarmes que emitem som alto são o bastante para espantar qualquer pessoa que esteja agindo com más intenções. Entretanto, com a tecnologia atual, é possível estar conectado 24 horas por dia com toda a rotina da residência por meio de aplicativos integrados ao smartphone ou navegador do seu computador. Inclusive, hoje em dia esse monitoramento pode ser realizado com modernas câmeras imagens em alta resolução.
Outra vantagem é que a segurança eletrônica está cada vez mais acessível. Além disso, muitos sistemas avisam ao usuário quando há uma movimentação estranha no exterior da casa ou ocorrem acidentes em seu interior, bem como acionam uma equipe especializada em monitoramento em casos de possíveis invasões.