Se o tiro esportivo é a sua paixão, você deve estar por dentro de tudo o que precisa para realizar as funções de CAC (Colecionador, Atirador ou Caçador desportivo). O processo para se tornar um CAC é bastante burocrático, e para exercer as atividades de colecionamento de armas de fogo, tiro desportivo e caça, é preciso obter o Certificado de Registro (CR), autorização do Exército Brasileiro.
No conteúdo abaixo, você vai obter informações de como comprar, registrar e proteger seu armamento, conforme regras do Exército Brasileiro. Vamos lá?
Filiação em clube de tiro desportivo ou de caça
A primeira etapa para se tornar um CAC, é se filiar em um clube de tiro esportivo, podendo praticar o tiro desportivo em agremiações. Lembrando, que os clubes de tiros filiados, devem também ser autorizados pelo Exército Brasileiro.
Atestar capacidade técnica e psicológica para o manuseio de arma de fogo
Através de um Instrutor de Armamento e Tiro, credenciado pela Polícia Federal, o iniciante, deve comprovar sua capacidade técnica para o manuseio da arma de fogo. Já a aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, deve ser atestada por um psicólogo credenciado pela Polícia Federal, e realizada em um prazo não superior a 01 ano.
Apresentar certidões negativas (não pode responder a inquérito criminal)
A apresentação de certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual (incluindo Juizados Especiais Criminais), Militar e Eleitoral, servem para comprovar a idoneidade do solicitante.
Informar um local adequado para guardar a arma.
Quem deseja se tornar um CAC, precisa passar em uma vistoria feita pelo Exército, que irá garantir se seu cofre é ideal para manter a arma em segurança.
Solicitar o CR ao Exército
O CR (Certificado de Registro de atirador) é o documento emitido, pelo Exército Brasileiro, que autoriza atiradores, caçadores e colecionadores, à manusear produtos controlados pelo Exército (armas e munições).
Para solicitar ou renovar o documento, aqui vão os requisitos necessários:
– Possuir endereço fixo comprovado;
– Comprovar idoneidade através de certidões negativas de antecedentes criminais;
– Comprovação de capacidade técnica para o manuseio de arma de fogo;
– Laudo de aptidão psicológica;
– Declaração de filiação em clube de tiro desportivo ou de caça;
– Idade mínima de 25 anos;
– Requerimento para Concessão de Certificado de Registro (solicitado ao Exército);
– Assinatura do Termo de Ciência, Compromisso e Responsabilidade;
– Cópias da Carteira de Identidade e CPF;
– Pagar a taxa de concessão de Certificado de Registro;
– Declaração de segurança do acervo
Há muitas etapas que devem ser seguidas, à risca, para conquistar o seu título de CAC, e uma delas é a escolha do cofre seguro para a sua arma. Para isso, a Casa do Cofre conta com os mais variados modelos e preços de cofres para armas. Consulte nosso site!